sábado, 14 de abril de 2012

IL PAPA, DOV`È IL PAPA?

  
 Minha amiga ítalo-lusitana Sílvia Mencarelli me obrigou a ver Habemus papam, do Nani Moretti; Pedro Olivotto endossou a dica: não podia perder, até porque gosto de filmes italianos em geral.
  A história: o cardeal eleito papa tem uma crise existencial, não vai ao balcão saudar o povo; é examinado por um médico e por um psiquiatra. Aí começam as aventuras. E eu quero relatar umas coisinhas que me chamaram a atenção:
  apesar de algumas ótimas piadas, está longe de ser uma comédia. acho que NM as colocou apenas para desviar a atenção do tema principal;
  há uma competição internacional representada por um torneio de vôlei de cardeais, meio longo, mas muito bom;
  há uma perseguição (tão cara ao cinema norteamericano), mas original, engraçada e angustiante ao mesmo tempo;
  há poucas cenas de Roma. Por mim poderia haver muitas, muitas mais;
   os atores me pareceram todos ótimos. O personagem ator da trupe dá show.
  Há mais detalhes que renderiam uma ótima prosa à mesa, mas o que mais me marcou foi a lucidez do argumento que mostra com perspicácia e fundamento como uma situação pessoal pode se sobrepor uma situação limite do coletivo. 
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário