sexta-feira, 25 de maio de 2012

DO ESPÍRITO SANTO, PROSA DE ALTÍSSIMA QUALIDADE

 
  Sou leitor fã declarado de Reinaldo Santos Neves. Um grande escritor que, claro, nunca será conhecido além do círculo de iniciados que têm a sorte de acessar seus livros. Da primeira vez em que nos encontramos, há alguns anos (uma tarde num bar de praia... Guarapari?), ele me presenteou com O Capitão do Fim, de seu irmão Luiz Guilherme. Pequena e muito, muito boa novela.
   Ótima literatura engendrada para contar a história do primeiro donatário da capitania que veio a gerar o estado do Espírito Santo, Vasco Fernandes. Não faço ideia se as histórias, deliciosas, que formam a biografia narrada, são verdadeiras. Li como ficção porque é ela que me interessa. A História aos estudantes; para mim, histórias. E quando vêm embaladas com um texto de altíssimo teor, ah, que prazer!
   
   Luiz Guilherme, nos informa a edição que tenho, de 2001, é também historiador, tendo publicado vários livros de contos, crônicas, romances e paradidáticos. Pelo títulos, todos relativos ao seu estado natal. Mas o que me importa mais, sempre, é o texto e, com este, Luiz Guilherme faz o que quer. Mantém em rédea curta um clima colonial, pela construção de frases e uso seguro de termos para as coisas de época; tem poesia e humor, nas doses certas, erotismo, violência e crítica social.
    Vou emprestar já meu exemplar para Luís Giffoni, que tem parentesco com este Capitão através do seu O Pastor das Sombras, outra novela indispensável na prateleira de cima da literatura brasileira.

   Mais informações sobre Luiz Guilherme, aqui:
http://www.passeiweb.com/na_ponta_lingua/livros/resumos_comentarios/c/capitao_do_fim
http://www.tertuliacapixaba.com.br/biografia/bio_luiz_guilhermesn.htm
http://paixaocapixaba.com.br/?p=4035

Nenhum comentário:

Postar um comentário