quarta-feira, 29 de agosto de 2012

ITÁLIA 2012 - 1

    
Aeroporto de Lisboa, 01/05/2009, conexão para Roma.
  
   Estou nos preparativos finais para voltar à Itália. Comprei a passagem há uns 5 meses. Agora preciso definir o roteiro e tudo o que ele implica. Não tenho mais o espírito de aventura para chegar e depois procurar hospedagem, transporte... Até tenho, um pouco, mas como quero ir a vários locais, prefiro ter uma noção mais definida do que me espera. Vera também vai. Precisamos pensar por dois. Ela quer conhecer Veneza, Bolonha e Florença, que eu já conheço (mas será ótimo voltar, claro, passei apenas algumas horas em cada uma delas). Quer ir também a Reggio-Emilia. Esta manhã fiz um primeiro esboço de roteiro, incluído um passeio pela Toscana, a partir de Lucca, e Roma. 
  Maio de 2009, primavera lá, prestes a completar 48 anos de idade, realizei o maior sonho de minha vida,  ou, ao menos, o mais demorado: desde criança, quando tomei consciência que meu avô era italiano, talhei meu sangue para também ser um. Sempre olhei com mais carinho as gravuras nos livros de escola e nas enciclopédias; assim que pude, estudei a língua e requeri a cidadania a que tinha direito.
   Minha amiga Solange Souza, casada com um romano, foi quem me abriu o porto e o primeiro pouso para sair do Brasil. Porque me ofereceu hospedagem, eu pude traçar um roteiro que me permitiu ficar 20 dias passeando por mais de 10 cidades. Tendo a segurança de sua casa como base, pude ser recebido por Julio Monteiro Martins, em Lucca, Leo Pizzol, em Sàrmede, Marco Bellotti, em Comacchio e Eva Montanari, em Rimini. Todas essas pessoas me fizeram sentir bem vindo, em casa, literalmente.
   Durante toda a viagem, fiz anotações como um diário. Nunca o li depois que voltei. Pretendo fazê-lo agora, antes de retornar. Talvez ele me ajude a refletir ao fazer esta e as próximas anotações.

2 comentários: