sábado, 13 de abril de 2013

SOBRE CAPAS - 3

    Luiz Roberto Guedes foi quem sugeriu a de Perversa, da Ana Elisa Ribeiro: uma foto antiga, de mulher nua, com intervenções do editor Joca Terron; a de Faroestes, de Marçal Aquino, também: uma placa de estrada marcada por tiros (foi plagiada ao menos duas vezes). E ainda: numa de suas visitas a BH, passeando pelo viaduto Santa Tereza, mostrei a ele a inscrição Materiaes, da Serraria Souza Pinto e disse que um dia ainda usaria aquilo como capa-título. Em 2000, alguns anos depois, comentei que estava buscando título para o livro com a Dubolso e então ele me lembrou da minha ideia...
   Festim, primeiro livro de Ricardo Aleixo: o desenho de Jorge dos Anjos forma as letras de um modo "gestáltico". As demais capas dos livros do Rique, criadas por ele, sempre com a sutileza e o conceito que te acompanham pela leitura dos poemas.
   As capas do finado Círculo do Livro: todas horríveis, péssima comunicação, ao contrário das da Ciência do Acidente e de Tião Nunes.

   Agora, para o meu Novella, calcei a cara e pedi ao Marçal um desenho. Sempre privei dessa informação e acalentava esse sonho. O amigo não titubeou. Depois de ler os textos, fez algumas experiências, trocamos impressões até chegar ao ponto. Danilo Medeiros, designer da Jovens Escribas fez a sua montagem, também dialogamos sobre detalhes e ecco, habemus capa!
   O que ela diz: casais e suas desistórias de amor, sujeitos solitários, passageiros urbanos... Para mim, que sou um péssimo comentarista do que escrevo (porque não sei ler o que escrevo), o conjunto forma um quase enredo, uma quase novela, um draminha. O que me salva de achar que este conteúdo é ridículo diante de tanta grande literatura que se publica hoje, é que acho graça no que escrevo. Sempre dou umas risadinhas quando preciso reler. Por isso o desenho sem acabamento de Marçal, as cores e tipos de Danilo, a caricatura de Giovanni Barbosa formam um todo que diz quase exatamente a que vem o livro.
   A ele, portanto!
   

Nenhum comentário:

Postar um comentário