segunda-feira, 20 de maio de 2013

EXEMPLOS DE NATAL

   Mais uma participação no "Ação Leitura", ótima iniciativa de Carlos Fialho (Jovens Escribas), com apoio do SESC, em Natal. Dei uma oficina de leitura de contos e fui a duas escolas conversar com estudantes, ao lado de Ana Elisa Ribeiro, depois com Daniel Galera. A "Ação" foi maior que isso, bem maior. Em sua terceira edição, movimentou centenas de pessoas, com lançamentos de livros, saraus, palestras... 
   Este é um dos exemplos: uma microeditora que se articula bem e realiza um evento de porte municipal, com qualidade de conteúdo e profissionalismo.
   Outro: sexta-feira, lançamento de Galera na Livraria Nobel. Pequena, bem leiautada, tem uma sala onde se realizam cursos de desenho e quadrinhos, sala de leitura, café e, o mais importante: uma parede exclusiva para os autores locais (predominância da JE). Num universo em que os espaços nas vitrines são vendidos por preços altos, Kátia reserva um espaço para a literatura contemporânea natalense.
   E pude ver o escritor e editor Carlos Henrique Schroeder levando uma caixa de livros da Editora da Casa para trocar por títulos da JE. Esta é uma ideia básica que movimentará centenas de livros pelo país: um rede de troca (ou compra/venda) entre as pequenas editoras.
   
Links: 
http://www.jovensescribas.com.br/
http://www.jovensescribas.com.br/acaoleitura/
http://www.editoradacasa.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário