sexta-feira, 22 de abril de 2016

AKIRA YAMASAKI SOBRE "LAMBE-LAMBE"

fantini
eu nunca tinha ouvido falar no Sérgio Fantini até que
no ano passado ele veio com erre amaral, germano
quaresma e adriane garcia para um evento na casa
de farinha e casa amarela, denominado caravana
holliday, que foi um grande sucesso e mobilizou boa
parte da comunidade artística/cultural de são miguel
paulista.
acabei ficando neste dia com dois livros do fantini
que entraram na fila de espera para serem lidos, eu
confesso que sou um leitor muito preguiçoso mesmo
e se uma leitura não pega no tranco acabo deixando
de lado para uma outra ocasião, quando certa noite
comecei a folhear com displicência o "novella" para
esperar o sono chegar e fui fisgado para sempre
por suas novellas, tanto que saí para trabalhar no
dia seguinte sem dormir por minuto sequer, dizendo
para mim mesmo que esse cara não é tudo isso não.
sou um cara que não sei analisar um livro, conteúdo,
formatos, escolas, influências, essas coisas, a única
coisa que sei é gostar ou não gostar de um livro, não
me perguntem porquê. o que sei é que algum tempo
depois li o "a ponto de explodir" e vi o fenômeno se
repetir como num vídeo-tape da leitura do "novella" e
só consegui desgrudar do livro quando terminei a
ultima narrativa, mas continuei a não dar o braço a
torcer, esse cara não é tudo isso não.
hoje comecei a ler "lambe-lambe", lançado na casa
amarela no mês passado, já li cerca de cinco ou
seis contos e estou tão impressionado com este livro,
deslumbrado, eu diria, com este espantoso painel
de rostos anônimos que ganham vidas e histórias
nestes contos tipo jabs curtos e contundentes, que
interrompi a leitura para fazer esta postagem e para
dizer que dou o braço a torcer: sérgio fantini é tudo
isso sim é mais que tudo isso é um grande mestre é
um escritor da raberuânica estirpe dos baitas.
akira - 02/04/2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário